Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

As Chuvas Ácidas

As chuvas ácidas designam-se por terem o valor de pH mais baixo que as chuvas normais (pH de, aproximadamente, 5,6). Todas as chuvas com pH inferior a 5 são consideradas chuvas ácidas. Este termo tem-se usado desde 1872 até à actualidade.
O pH da chuva tem decaído desde a Revolução Industrial. Hoje em dia é mais frequente a queda de chuvas ácidas do que antigamente. Estas chuvas podem ter um pH mais baixo que 3. A primeira ocorrência de chuva ácida foi relatada em Manchester, em Inglaterra.
Estas chuvas formam-se quando o dióxido de enxofre e os óxidos de azoto, emitidos para a atmosfera principalmente pelas centrais termoeléctricas e pelos veículos automóveis, reagem com a água da chuva presente nesta e produzem ácido nítrico e ácido sulfúrico. Como são ácidos com um valor de pH baixo, tornam a água bastante ácida.
Quando esta água cai sobre a forma de precipitação altera as características do solo, causa a acidificação dos lagos e cursos de água naturais, provoca lesões graves nas plantas que, por sua vez, vão afectar os animais, e provoca a destruição de estátuas e monumentos, especialmente em mármore. Estas chuvas causaram danos irreparáveis em algumas florestas do Norte e do centro da Europa.
Actualmente, os países da União Europeia estão sujeitos a uma directiva que os obriga a reduzir as emissões de dióxido de enxofre das centrais termoeléctricas e a ter todos os carros que são vendidos equipados com conversores catalíticos, impedido a emissão de gases tóxicos para a atmosfera.

Sem comentários:

Enviar um comentário