Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A lagartixa-de-bocage

A lagartixa-de-bocage (Podarcis bocagei) mede entre 5 a 10 cm, do focinho ao ventre. É uma espécie não ameaçada, apesar de haver falta de habitat. Apresenta uma longevidade máxima de quatro anos. Pode ser encontrada na região e arredores do Gerês e nas Berlengas. Em Espanha, encontra-se na zona noroeste.
É uma espécie bem distribuída numa grande variedade de habitats, mesmo em zonas de grande densidade populacional, como áreas urbanas. Habita, no entanto, em bosques de caducifólias em áreas de matos e zonas abertas, sendo esse o seu habitat mais característico. Também se pode encontrar na costa arenosa. Em Portugal, habita desde o nível do mar até aos 1500 metros de altitude, na Serra do Gerês.
É uma espécie endémica da Península Ibérica.
Esta espécie está dividida em duas subespécies:
·         Podarcis bocagei bocagei – encontra-se na zona do Gerês.
·         Podarcis bocagei berlengensis – encontra-se nas Berlengas.
A sua actividade inicia-se entre Fevereiro e Março e prolonga-se normalmente até Novembro. Se a temperatura não descer abaixo dos 10ºC podem ser encontrados indivíduos activos todo o ano.
O acasalamento dá-se entre Março e Julho. A postura é de dois a nove ovos e tem a duração de dois a três meses. Os 0vos eclodem entre Junho e Setembro.
Possuí uma alimentação insectívora, alimentando-se principalmente de aranhas e escaravelhos.
As cobras, os sardões e algumas rapinas, nomeadamente o peneireiro-vulgar, são os seus principais predadores. Usa como principais mecanismos de defesa, a fuga e a capacidade de separar a cauda do corpo.

Bibliografia:

Sem comentários:

Enviar um comentário